Pesquisa avançada Pesquisa avançada
Tag

Applied Art - On-line Leilões Licitação online

A arte utilitária envolve a criação de objetos de uso diário que têm qualidades artísticas. Esses objetos devem ser práticos e, ao mesmo tempo, surpreendentes em termos de forma. A arte utilitária é um termo que engloba tanto objetos feitos à mão quanto projetados por artistas e produzidos em larga escala. Além disso, a arte utilitária abrange áreas como moda, cerâmica, móveis e design gráfico.

Mostrar:
Preços: 1 - refresh
Espere...
Próxima categoria
keyboard_arrow_right

Arte utilitária e moda

Agora já sabe o que é arte utilitária. Este termo está relacionado, entre outras coisas, com a moda. Quais elementos da moda podem ser considerados arte utilitária? A arte utilitária deve ser funcional e, ao mesmo tempo, estética. Portanto, as roupas devem ser aquelas que são verdadeiramente adequadas para uso diário e, ao mesmo tempo, atraentes de alguma forma. As roupas frequentemente apresentadas nas passarelas - embora únicas - não são necessariamente a escolha ideal para o guarda-roupa de uma pessoa comum. Assim, a arte utilitária engloba aquelas roupas que garantem uma estilização interessante, ao mesmo tempo que permanecem funcionais. Para a arte utilitária, o design é importante - ele pode se tornar um elemento distintivo, ao mesmo tempo que mantém o caráter prático da roupa.

Arte utilitária e objetos para o lar

Móveis, candeeiros, tecidos - são também elementos de arte utilitária. Servem ao ser humano no dia a dia e, ao mesmo tempo, surpreendem pela cor ou forma. Devem ser projetados de forma a que a forma requintada não prejudique o conforto ao utilizar qualquer objeto. Assim, a coisa deve ser uma obra de arte prática. Os designers pensam nestes dois aspetos durante o design. Vale a pena conhecer as realizações de Philippe Starck, que combina design e funcionalidade. O arquiteto e designer de produtos criou, entre outras coisas, um espremedor de citrinos chamado Juicy Saif. O objeto parece uma autêntica "aranha" com três pernas extraordinariamente longas que servem como base do objeto. Isso é uma quebra em relação à aparência típica de um espremedor. No entanto, ele mantém totalmente as suas funções. Isto é apenas uma das muitas obras de arte utilitária de Philippe Starck. Um projeto notável é a cadeira Louis Ghost - transparente, feita de policarbonato, leve, mas ao mesmo tempo estável, e acima de tudo, notavelmente estilística e funcional.

A arte utilitária não inclui apenas objetos criados por artistas mundialmente famosos, mas também objetos mais antigos que se destacam pelo design interessante e funcionalidade, como cofrinhos, castiçais e até mesmo brinquedos.

Arte utilitária e seus outros elementos

Quando se fala em arte utilitária, é importante mencionar o design industrial, e os veículos são, sem dúvida, funcionais, com alguns modelos se tornando praticamente icônicos. As pessoas envolvidas no design de carros não são mais meros artesãos, mas artistas.

A arte utilitária também pode ser aplicada ao design industrial, ou seja, a produtos criados em massa. Isso pode incluir câmaras fotográficas, e até mesmo as famosas scooters Vespa de Portugal, que são reconhecidas por quase todos. Os objetos fabricados em massa são tão funcionais quanto cativantes em termos de forma, tornando-se muito desejáveis.

keyboard_arrow_up