Pesquisa avançada Pesquisa avançada

Leilões de arte

Entre no envolvente mundo da arte retratado em obras de artistas alemães e estrangeiros, ou encontre a coleção dos seus sonhos de moedas, notas e joias preciosas. Os leilões de arte são eventos direcionados a pessoas que apreciam tanto obras de arte contemporânea como antigas dos séculos XIX e XX, são colecionadores de numismática e valorizam artigos em metais preciosos meticulosamente trabalhados.

Convidamo-lo a explorar os próximos leilões. Para participar, crie uma conta e registe-se no nosso site. Acompanhe o andamento do leilão de onde quer que esteja e adquira os itens que o interessam a preços vantajosos.

24 Abril 18:00, Quarta-feira

XLIII Aukcja: Sztuka Współczesna

Leilões de arte - pintura antiga e contemporânea - em que vale a pena investir?

O investimento em obras de arte está a tornar-se cada vez mais popular, não apenas entre os mais abastados. Em primeiro lugar, investir em pinturas, antiguidades ou esculturas é menos arriscado do que investir na bolsa de valores. Em segundo lugar, as obras de arte contemporânea são relativamente acessíveis, tornando-as ao alcance de muitas pessoas, incluindo a classe média. Os leilões de arte contemporânea permitem entrar no mercado com apenas algumas centenas de euros. No entanto, é importante estar ciente de que se trata principalmente de pinturas de artistas relativamente novos no mercado de arte, o que aumenta o risco - não há garantia de que um determinado nome valorize-se, e, consequentemente, que o preço da pintura que comprou aumente. A arte antiga está reservada apenas para aqueles com uma carteira mais recheada. Os leilões de obras de jovens artistas envolvem um investimento emocional, além do financeiro - de tempo e dedicação. Antes de correr esse risco, vale a pena conhecer não apenas a biografia do autor da pintura, mas também as tendências atuais no mercado de arte e as regras pelas quais as casas de leilão em Portugal operam. A compra de obras de arte é um investimento a longo prazo, e deve estar preparado para obter lucros apenas após vários anos.

O que é um leilão de arte? Leilões de quadros na Hungria

As vendas em leilão têm um carácter público e, ao mesmo tempo, são consideradas como um método multilateral de contratação. O seu objetivo é celebrar o contrato mais vantajoso, do ponto de vista do organizador, neste caso a casa de leilões. Um leilão clássico de pintura, antiguidades ou escultura começa com um processo de registo, após o qual se pode entrar na sala e sentar-se ou dedicar-se a admirar as obras aí expostas. Quando o leiloeiro aparece, explica as regras e inicia a licitação de quadros, antiguidades e qualquer pessoa presente pode indicar o seu montante levantando a placa numerada recebida durante a inscrição. A licitação vencedora de um quadro é assinalada pelo leiloeiro com um golpe de martelo. Na maioria dos casos, as transações ocorrem logo após o término do leilão de arte contemporânea, e o novo proprietário pode levar a obra embalada e protegida pelos funcionários da casa de leilão.

Leilões online de quadros

A pandemia tornou os leilões na Internet (online) cada vez mais populares. Ao contrário dos leilões tradicionais, que se realizam em terra, não requerem uma presença presencial e, por conseguinte, poupam muito tempo, especialmente quando a casa de leilões mais próxima se encontra a várias centenas de quilómetros de distância. Os leilões de pintura em linha podem realizar-se de duas formas:

  • Leilão de arte ao vivo - a licitação de pinturas e antiguidades ocorre em tempo real através de streaming de vídeo. Durante o leilão ao vivo, os funcionários das casas de leilão aceitam pedidos por telefone e oferecem a opção de licitar diretamente através de aplicativos móveis e plataformas intermediárias. É assim que funcionam os leilões de obras de arte online no OneBid. Antes de participar de um leilão desse tipo, é importante definir o seu limite financeiro. Se não estabelecer um limite com antecedência, pode acabar ultrapassando suas capacidades financeiras sob a influência das emoções. Por outro lado, não deve hesitar durante a licitação, pois, nesse momento, geralmente perde a chance de adquirir uma obra. Também não descarte obras com base no preço, pois pode acontecer que o preço real seja muito mais baixo do que o esperado pelo leiloeiro;
  • Leilão estático de pinturas - ocorre ao longo de um período de tempo definido, por exemplo, uma semana, e, após fazer iniciar sessão no site da casa de leilão, pode superar as ofertas existentes. Cada obra em leilão é cuidadosamente descrita, e todas as informações essenciais, como o tempo restante para o fim do leilão e a oferta atual, estão disponíveis. Para licitar com eficácia, deve estar atento e verificar regularmente a página do leilão. Aplicativos podem ser úteis nesse processo, se a casa de leilão oferecer um. O OneBid possui um aplicativo dedicado tanto para Android quanto para iOS e Huawei.

Leilões online de quadros - que preços são praticados num leilão?

Devido a vários fatores (a natureza e a fase do leilão, a cotação de mercado da obra em questão ou o complexo estatuto jurídico entre a casa de leilões, o proprietário do quadro e o licitante), pode ter a certeza de que, durante um leilão, encontrará diferentes tipos de preços, entre eles:

  • Preço inicial - o preço indicado no catálogo do leilão, que é o ponto de partida para o início da licitação;
  • Preço garantido - é o preço garantido ao proprietário do objeto em leilão, sendo simultaneamente o preço mínimo pelo qual o objeto pode ser arrematado;
  • Preço estimado - apresentado em catálogos na forma de faixas, é o preço de mercado previsto pela casa de leilão, também chamado de estimativa;
  • Preço de reserva - indicado no catálogo, é o preço mínimo pelo qual a obra será vendida. Quando o preço ultrapassa esse limite, a casa de leilão pode cobrar uma comissão do proprietário da obra. No entanto, se a soma não atingir o preço de reserva, a casa de leilão não arcará com custos adicionais;
  • Preço condicional - o preço alcançado durante a licitação, que é inferior ao preço de reserva;
  • Preço de martelo - o preço final pelo qual a obra foi arrematada, selado pelo golpe do martelo;
  • Preço de venda - é o preço final da transação, incluindo a obra e quaisquer taxas de manuseio e impostos.

keyboard_arrow_up