Pesquisa avançada Pesquisa avançada

Leilões de moedas, notas e medalhas

Os leilões de moedas são uma oportunidade para conhecer uma vasta coleção numismática. Nos espécimes apresentados, encontrará moedas da Idade de Ouro, bem como do período entre guerras. Para determinar o estado real das moedas, os exemplares disponíveis no nosso leilão foram marcados com um grau de conservação.

Subscreva a nossa newsletter gratuita e mantenha-se atento aos nossos leilões de moedas atuais. Registe-se para participar e fazer a sua compra onde quer que esteja no momento.

Numismática - o que é isso?

A numismática é um ramo das ciências históricas que se ocupa do estudo das moedas e notas de banco de um ponto de vista histórico, estético e técnico. As suas origens remontam ao século XIV, mas o seu maior florescimento ocorreu durante o Renascimento. Atualmente, a numismática está associada ao colecionismo. Constitui não só um hobby interessante, mas também um investimento seguro de capital. Isto deve-se ao facto de os numismatas serem, na sua maioria, feitos de ouro, que mantém o seu valor independentemente das flutuações dos mercados monetários.

Leilões de moedas - tipos de moedas de coleção

Inicialmente, as moedas tinham uma função essencial - económica. Começaram a substituir a troca direta e era possível comprar produtos e serviços com elas. Com o tempo, porém, começaram a ser criadas moedas que não entravam em circulação e que tinham uma função puramente colecionista. Atualmente, todos os numismatas distinguem vários tipos de moedas de coleção, entre os quais:

  • Moedas comemorativas - são moedas cunhadas para ocasiões especiais, como aniversários importantes ou comemorações de figuras ilustres. Normalmente, têm uma cunhagem limitada e o seu valor real de venda é muito superior ao seu valor facial. Na prática, não circulam, mas têm curso legal;
  • Moedas de ouro - são moedas de investimento e são adquiridas precisamente com esse objetivo. São cunhadas todos os anos, o que as distingue das moedas de coleção. As moedas de ouro podem tornar-se moedas de coleção se deixarem de ser produzidas ou se se tornarem historicamente significativas;
  • Moedas de circulação - moedas que têm atualmente ou tiveram curso legal num país. Este tipo de moedas é mais frequentemente encontrado em leilão e o seu valor depende da sua raridade e estado de conservação.
  • Moedas de teste - este é um tipo distinto de moedas que são versões de teste das moedas de circulação, cunhadas antes de serem colocadas no mercado. Entre as moedas de teste, distinguem-se as seguintes:
    • Moedas de teste de série - são produzidas com níquel ou latão e têm como objetivo documentar a história da cunhagem portuguesa, teoricamente destinadas a museus ou instituições. Uma leilão numismático dificilmente garantirá a sua aquisição;
    • Moedas de teste de emissão - representam a última etapa antes da introdução das moedas no mercado;
    • Moedas de teste colecionáveis - são moedas prontas para emissão, diferindo apenas pelo rótulo "teste";
    • Moedas de teste tecnológico - destinam-se a testar as propriedades do metal em que são cunhadas, bem como a qualidade da reprodução do carimbo. Essas moedas são extremamente raras e raramente aparecem em leilões, o que as torna muito valiosas.

Numismática, leilões de moedas - o significado da classificação

A classificação de moedas é a determinação do estado de conservação das moedas de acordo com uma escala aceite. A avaliação deste estado é particularmente importante quando se licitam moedas online. Quanto melhor for o estado de conservação, maior será o valor da moeda. São utilizadas duas escalas para determinar o estado de conservação das moedas: a de Kopicki e a de Sheldon:

  • Escala de Sheldon - é mais elaborada e atribui um máximo de 70 pontos. O valor mais elevado indica o estado de cunhagem, ou seja, um estado perfeito sem quaisquer imperfeições, enquanto os valores inferiores a 50 pontos se referem a moedas em circulação - quanto mais baixo for o grau, mais baixo será o valor de cunhagem;
  • Escala Edmund Kopicki - avalia o estado das moedas numa escala de 1 a 7, em que 1 significa estado de cunhagem e 7 significa mau estado.

Onde comprar moedas numismáticas? Leilões de moedas

Pode comprar moedas antigas online ou em lojas físicas, escolhendo a loja de antiguidades numismáticas correta. No entanto, a Internet oferece ótimas oportunidades. Na Internet, a venda de moedas numismáticas é maioritariamente efetuada através de:

  • Fóruns especializados - mercado de moedas antigas, onde encontrará exemplares oferecidos por numismatas experientes
  • Ofertas privadas de venda de numismáticas - disponíveis em plataformas de classificados ou redes sociais, onde frequentemente os vendedores não têm noção do valor da moeda, mas onde é fácil ser enganado;
  • Portais de leilões, nos quais pode encontrar ofertas tanto de particulares como de lojas de moedas colecionáveis. Um exemplo de tal portal é o OneBid, que conduz leilões de moedas antigas;
  • Lojas de numismática online oficiais e serviços que lidam com a distribuição de novas emissões de moedas comemorativas

Leilões de moedas antigas - como licitar?

Se deseja obter moedas de ouro colecionáveis de forma rápida e conveniente, os leilões online são ideais para si. Licitar moedas em linha é muito simples e intuitivo. Tudo o que tem de fazer é criar uma conta no nosso portal OneBid e iniciar sessão. Em seguida, selecione os leilões (moedas, quadros, gráficos, etc.) que lhe interessam e clique em "inscrever-se num leilão". É aconselhável familiarizar-se com os termos e condições, uma vez que estes contêm informações importantes sobre preços iniciais, depósitos ou comissões de leilão.

Leilões de moedas colecionáveis - casa de leilões online OneBid

O portal OneBid conduz leilões numismáticos online com sucesso. A nossa oferta não se limita a leilões de moedas. Os nossos leilões colecionáveis abrangem também pintura, escultura, impressos antigos e arte utilitária. Os nossos leilões numismáticos incluem as moedas portuguesas mais procuradas pelos colecionadores. Organizamos leilões profissionais de moedas portuguesas e estrangeiras. Até agora, os nossos leilões de moedas têm garantido uma excelente reputação no mercado de colecionadores. Os leilões numismáticos em Portugal estão a ganhar cada vez mais popularidade, por isso, os nossos incluem tanto moedas de coleções privadas como aquelas das maiores casas de leilões de Itália.

keyboard_arrow_up